Os rótulos dos protetores solares contêm informações essenciais que ajudam a avaliar sua eficácia. Todos os rótulos devem listar o Fator de Proteção Solar (FPS), um número que reflete a capacidade de um protetor solar de proteger a pele dos raios que causam queimaduras solares. Além disso, os protetores solares que passam nos testes relevantes podem listar outras proteções: cobertura de amplo espectro contra os raios que envelhecem prematuramente a pele e resistência à água por um tempo especificado.
O FPS é um número que indica quão bem um protetor solar protege a pele desprotegida contra danos causados por um tipo específico de radiação ultravioleta (UV): os raios UVB que causam queimaduras solares e promovem o câncer de pele. A escala não é simples e intuitiva, no entanto:
Principais pontos para entender as classificações de FPS:
A radiação ultravioleta (UV) inclui raios de comprimentos de onda variados. Além dos raios UVB mencionados acima, você precisa de proteção contra os raios UVA, que envelhecem prematuramente a pele e também contribuem para o câncer de pele. Em vez de uma classificação numérica, a proteção contra raios UVA é indicada por um termo específico: amplo espectro.
Protetores solares rotulados como de amplo espectro protegem a pele tanto contra os raios UVB quanto contra os raios UVA. A ANVISA afirma que o nível de proteção UVA de amplo espectro será aproximadamente proporcional ao nível de proteção UVB (classificação de FPS).
“Resistente à água” significa que o protetor solar é formulado para funcionar bem mesmo na presença de água ou suor. Como nenhum protetor solar dura indefinidamente ao nadar ou suar, a ANVISA proíbe o uso de termos como “à prova d’água” ou “à prova de suor” nos rótulos dos produtos. No entanto, eles têm um teste específico, e você deve encontrar uma das duas classificações:
No entanto, esteja ciente de que secar a pele com uma toalha remove o protetor solar. Portanto, independentemente da classificação de resistência à água e do tempo que você acredita que deveria durar, é necessário reaplicar o protetor solar imediatamente após o uso de uma toalha.
Painel de ingredientes em um produto de protetor solar:
A ANVISA regula quais ingredientes são permitidos nos protetores solares. A lista abaixo destaca alguns desses ingredientes-chave, incluindo aqueles que críticos da ANVISA estão cautelosos:
Saiba Mais: Para uma visão mais abrangente sobre ingredientes de preocupação, você pode conferir informações de organizações como o Grupo de Trabalho Ambiental (EWG). Vale ressaltar, no entanto, que a ciência por trás dos riscos de câncer de pele e a capacidade dos protetores solares atuais em reduzir esses riscos é indiscutível.
Quase todo mundo usa muito pouco e quase ninguém aplica corretamente. Adote as dicas de aplicação abaixo e você será uma das poucas pessoas que usam protetor solar da maneira certa: