vivaexpedicoes.com

Como fazer uma mala minimalista?

Viajar com pouca bagagem significa mais liberdade. Com menos coisas para carregar, você pode se movimentar facilmente em locais lotados, passar rapidamente pela retirada de bagagem, fazer planos de última hora sem se preocupar com suas coisas e gastar menos tempo rastreando equipamentos. 

Viajar leve faz ainda mais sentido agora que muitas companhias aéreas cobram taxas por malas e bagagens que excedam certas restrições de tamanho ou peso.

Viajar com pouca bagagem para aventuras pode parecer difícil no início, mas, como qualquer habilidade nova, você aprende e melhora à medida que pratica. Este artigo oferece dicas sobre como viajar de forma leve e inteligente.

Considere a Regra 1-2-3-4-5-6

Um guia geral é levar um chapéu, dois pares de calçados, três peças inferiores, quatro blusas (manga curta ou longa ou uma camada externa), cinco pares de meias e seis peças de roupa íntima. Isso deve ser suficiente para duas semanas. Além disso, adapte sua lista de acordo com suas necessidades específicas, como trajes de banho, roupas de chuva ou outros itens relacionados à sua viagem. Tente limitar-se a não mais do que roupas para sete dias, mesmo em viagens mais longas. Acostume-se a usar roupas mais de uma vez, e planeje lavar roupas durante a viagem.

Faça uma lista:

Pode parecer óbvio, mas faça uma lista de verificação de coisas que você precisa e deseja levar. Em seguida, reduza pela metade a lista do que deseja. Se você não tiver certeza absoluta de que precisará de algo, não leve. Geralmente, você pode comprar, alugar ou encontrar a maioria das coisas em seu destino. Disponha todas as roupas e equipamentos planejados antes de ir e pense cuidadosamente em cada item.

Certifique-se de que Cada Item Sirva para Mais de uma Função:

Escolha suas roupas com cuidado. Dadas duas opções, leve o item que serve para mais de uma finalidade, pesa menos ou ocupa menos espaço. Alguns exemplos incluem um poncho que pode substituir uma jaqueta de chuva, guarda-chuva ou capa de mochila; uma canga que pode ser usada como toalha, manta para piquenique ou saia; calças conversíveis que podem ser usadas curtas para caminhadas quentes e longas para jantar ou visitar um templo.

 Considere peças que podem ser usadas de diferentes maneiras.

Faça Camadas nas Suas Roupas:

Leve camadas versáteis que você possa vestir ou tirar conforme as condições climáticas mudem. Em vez de levar um suéter volumoso, faça camadas com uma camiseta de manga curta e uma blusa de manga longa. Em climas mais frios, adicione uma jaqueta leve e compacta. Isso proporciona mais opções de roupa sem adicionar muito peso ou volume. Certifique-se de que sua camada externa se encaixa facilmente sobre as camadas internas sem amontoar. Leia mais sobre noções básicas de camadas 

Escolha Tecidos Leves e de Secagem Rápida:

Opte por tecidos de alto desempenho que respirem bem, afastem a umidade do corpo, amassem menos e sequem mais rapidamente. Você provavelmente já tem algumas peças em seu guarda-roupa. Se puder gastar um pouco mais, invista em roupas de lã merino, que não retêm odores após várias utilizações, respiram bem e são leves. Se estiver com orçamento limitado, invista em itens selecionados, como meias ou roupa íntima de secagem rápida, e adicione ao seu guarda-roupa de viagem ao longo do tempo. Tecidos sintéticos também se encaixam bem na bagagem e secam rapidamente. Para uma camada externa quente, considere uma jaqueta isolada leve e sintética ou de plumas, que se comprime pequena e oferece calor impressionante para seu peso.

Escolha Cores Neutras:

Fique com uma paleta de cores simples para facilitar a combinação de tops e partes de baixo para várias combinações de roupas. Cores escuras e pretas ficam mais limpas por mais tempo do que cores claras e tendem a ser mais sofisticadas para sair para jantar. Adicione um toque de cor com uma bandana ou Buff.

Planeje Lavar suas Roupas:

A menos que você tenha o luxo de lavanderia no hotel ou possa deixar suas roupas na lavanderia, lavar roupas faz parte de viajar leve. A boa notícia é que não exige muito esforço.

Pratique lavar suas roupas na pia para ver quanto tempo leva para secar. Leve uma pequena barra de sabão biodegradável – isso também pode ser usado para suas necessidades de limpeza (cabelo, corpo, roupas e louças).

Lave as peças enquanto estiver tomando banho. Torcer roupas molhadas pode esticá-las e desfigurá-las. Antes de pendurar suas roupas para secar, coloque-as planas sobre uma toalha e enrole a toalha. Torça o excesso de água para acelerar a secagem.

Traga Calçados Multipropósito:

A maioria dos viajantes pode se virar com dois pares de calçados, dependendo do tipo de viagem que estão fazendo. Use o par mais pesado no avião ou nos dias de viagem.

Pense em multiuso. Considere tênis de corrida leves em vez de botas de caminhada volumosas, pois oferecem versatilidade máxima e são adequados para caminhadas, corridas ou até sair.

Certifique-se de que seus sapatos sejam confortáveis e estejam bem ajustados antecipadamente para ajudar a reduzir bolhas.

Atenção para o tipo de viagem que você está indo. Caso o tema principal da viagem seja trilha, é importante ter um calçado próprio para trekking.

Outro item útil é um chinelo, que servirá para o uso em lugares mais despojados e para uso durante o banho.

Deixe a Maioria dos Produtos de Higiene Pessoal em Casa:

Se puder encontrar produtos de higiene pessoal em seu destino, deixe-os em casa. Ao reservar seu hotel, pousada ou apartamento, pergunte se eles fornecem itens como xampu, loção ou lâminas de barbear. Se não for algo que você precise todos os dias (pasta de dente, escova de dentes ou solução para lentes de contato), considere deixar para trás.

Leve produtos de higiene pessoal em tamanho de amostra, incluindo creme dental – aANACnão permite recipientes maiores que 100 ml em bagagens de mão.

Considere alternativas para líquidos.

Compre produtos de higiene pessoal ao chegar e experimente o que os locais usam.

Só porque você pode levar 100 ml de líquidos não significa que você precise de tanto protetor solar ou loção. Considere transferir produtos de higiene pessoal para tubos de viagem ainda menores, estojos de pílulas ou frascos de armazenamento.

Deixe Seu Laptop em Casa:

Se você não precisa do seu laptop, não o leve. A maioria dos smartphones hoje faz tudo o que um computador faz e ocupa muito menos espaço. Um tablet, kindle ou similar carregado com música, livros e mapas pode economizar peso e volume. Aqui estão mais algumas dicas para seus eletrônicos:

Leve um pequeno dispositivo de armazenamento de mídia para transferir, armazenar e fazer backup de suas fotos. Ou faça upload de suas fotos para um servidor em nuvem quando estiver conectado à internet.

Leve um pequeno carregador portátil para poder carregar enquanto estiver em movimento.

Traga um adaptador elétrico com várias portas USB. Isso será útil quando você precisar conectar e carregar em um local público, como uma cafeteria, albergue ou locais onde as tomadas são limitadas.

Enviar uma mensagem
Olá 👋 Posso ajudar?