vivaexpedicoes.com

Como cuidar dos pés e previnir bolhas

Não há nada mais incômodo que ter uma bolha nos pés ou nas mãos durante o trekking. Porém existem maneiras de você se prevenir e se tratar desse problema caso aconteça.

Existem três chaves para lidar com bolhas:

  1. Conheça o que causa bolhas: Pressão, calor e umidade são todos culpados.
  2. Previna a formação de bolhas: Use botas que se ajustem bem; use uma meia fina por baixo das meias de caminhada e cuide imediatamente de qualquer ponto quente, cobrindo-os com um curativo de bolha acolchoado, Moleskin ou fita.

Cuide das bolhas antes que piorem: Corte um buraco do tamanho da bolha em um pedaço de acolchoado para bolhas e proteja-o com isso; evite drenar se possível e trate-o como uma ferida se estourar.

As bolhas podem ser causadas por queimaduras, alergias, alterações da pele ou picadas de aranha, mas o culpado mais comum é o atrito. Quando há atrito suficiente em um ponto focal, ocorre o dano. O soro (fluido) dentro de uma bolha ajuda a proteger e curar o tecido danificado. O líquido vermelho encontrado em uma bolha de sangue simplesmente significa que os capilares na área da bolha também foram danificados.

Vários fatores tornam as bolhas mais prováveis de acontecer:

  • Pressão: Um ponto apertado em sua bota ou uma ruga em sua meia pode criar um ponto de pressão por atrito.
  • Atrito direto: Qualquer lugar onde uma força de cisalhamento/atrita a pele pode causar uma bolha. Isso pode acontecer dentro do calcanhar da sua bota ou dentro de uma luva. Eventualmente, a epiderme (camada superior da pele) se separa e o líquido extravasa para o espaço, causando uma bolha.
  • Umidade: A pele mais úmida (mais suada) é uma pele mais macia, que é mais
    propensa a danos.

Prevenir bolhas requer consciência e vigilância. Uma vez que você conhece os fatores que aumentam suas chances de desenvolver bolhas, seu objetivo é monitorar e minimizar esses fatores.

Para prevenir bolhas, siga estas orientações:

  • Certifique-se de que suas botas se encaixam e estão devidamente amaciadas: Para evitar pontos de pressão, escorregamento ou ambos, a base da prevenção de bolhas é obter o ajuste certo quando você compra suas botas. É importante que você teste a bota antes de usá-la na sua expedição.
  • Use meias adequadas: Ao fazer caminhadas, a regra número um é evitar o algodão, que retém umidade. Opte por materiais sintéticos ou lã de merino e certifique-se de que elas se ajustem corretamente (muito grandes e você pode ter rugas muito pequenas e você pode criar pontos de pressão e escorregamento de meias). 
  • Use meias duplas: A ideia é adicionar uma camada protetora entre a pele e suas meias de caminhada principais e podem ajudar a absorver a umidade.
  • Troque por meias secas: Meias frescas retornam seus pés ao mesmo nível de umidade baixa que você tinha no início da caminhada. Elas também podem ser úteis se suas meias ficarem encharcadas durante uma travessia de algum rio.
  • Lide rapidamente com os pontos quentes: Preste muita atenção em como seus pés se sentem enquanto você caminha. Assim que perceber um ponto desconfortável, pare e tire suas botas e meias. Se a área estiver até mesmo ligeiramente avermelhada, seque-a e aplique sua forma preferida de proteção (uma espuma,esparadrapos, vaselina, hidrocolóide e outros curativos específicos). Muitas empresas vendem kits para bolhas que incluem uma variedade de produtos para tratamento e prevenção.

Para tratar uma bolha, tente uma das seguintes opções:

  • Curativos para bolhas com almofadas de proteção.
  • Gel para acalmar a pele.
  • Drene a bolha, se necessário: Em geral, evite abrir uma bolha para liberar o líquido: você está criando uma chance de infecção e está removendo a proteção e a cura que o soro proporciona. No entanto, para drenar uma bolha grande que está muito dolorida para deixar intacta, siga os passos abaixo. Se sua bolha estourar por conta própria, siga os passos 4 e 5:
    • Lave a bolha e a área circundante com sabão antibacteriano.
    • Esterilize sua agulha com álcool ou calor.
    • Insira a agulha perto da base da bolha.
    • Cubra a bolha como você faria com uma ferida, usando pomada antibiótica e gaze, um Band-Aid ou micropore.
    • Embora seja raro que uma bolha se infecte, é importante ficar de olho nela. Suspenda a viagem para obter cuidados médicos se os seguintes sintomas se desenvolverem: vermelhidão progressiva, edema do membro, dor progressiva, pus, febre e piora do estado geral.

 

As informações deste artigo são retiradas, em parte, do NOLS Wilderness Medicine, 6ª edição.

Enviar uma mensagem
Olá 👋 Posso ajudar?