vivaexpedicoes.com

Qual a diferença entre seguro saúde e seguro viagem?

Embora ambos os produtos sejam considerados seguros, o seguro saúde e o seguro viagem possuem diferenças importantes na cobertura e finalidade. Entender essas diferenças é fundamental para escolher a opção mais adequada às suas necessidades.

O que é seguro saúde?

O seguro saúde é um contrato entre você e uma empresa seguradora que garante cobertura para despesas médicas, hospitalares e odontológicas. Ele funciona como um plano de saúde, mas com algumas diferenças:

  • Cobertura: O seguro saúde geralmente cobre apenas o Brasil.
  • Rede de atendimento: Você pode escolher entre uma rede de profissionais e hospitais credenciados.
  • Carência: É o período que você precisa esperar para começar a usar o seguro.
  • Custo: O valor do prêmio varia de acordo com a idade, sexo, cobertura escolhida e outros fatores.

O que é seguro viagem?

O seguro viagem é um contrato entre você e uma empresa seguradora que garante cobertura para diversos imprevistos que podem acontecer durante uma viagem, como:

  • Despesas médicas e hospitalares: Cobre custos com consultas, exames, internações, medicamentos, etc.
  • Extravio de bagagem: Reembolso em caso de perda ou extravio da sua bagagem.
  • Cancelamento de voo: Indenização em caso de cancelamento de voo pela companhia aérea.
  • Outros: Assistência jurídica, seguro contra roubo e furto, etc.

É importante lembrar que muitos cartões de créditos hoje no Brasil oferecem o seguro viagem se a compra das passagens aéreas são feitas com o mesmo.

No caso do seguro saúde há inúmeras opções de cobertura e co-participação que podem causar dúvidas na hora de contratar um seguro.

Este post não tem a intenção de escrever qual seguro é melhor que outro, porém por experiência pessoal, a World Nomads oferece um seguro combinado, tanto de viagem como de saúde, que supriu todos os nossos perrengues pelos 67 países que visitamos. Desde as malas extraviadas na Coréia à dengue no Nepal, eles reembolsaram – um pouco devagar- o valor total previsto.

Abaixo você encontra o link para fazer a cotação com a World Nomads:

Vivemos em um mundo repleto de tecnologia e se você planeja viaja-lo com seus gadgets essenciais, como celular, tablet, câmera de ação e outros, precisa descobrir como carregar cada um deles no país que vai estar. O grande problema é que muitos países (e até regiões dentro de um mesmo país) desenvolveram seus próprios padrões de eletricidade, deixando difícil se adaptar a cada realidade.

Aqui estão os passos para descobrir se você precisa de um adaptador ou conversor durante a viagem:

Verifique o tipo de plugue compatível com as tomadas do seu destino.

  1. Você não precisa de adaptador se for para um lugar com tomadas compatíveis com o padrão brasileiro.
  2. Verifique a voltagem das tomadas no seu destino.
  3. Verifique a voltagem de entrada de cada um dos seus dispositivos. Procure essa informação no cabo, plugue ou em algum lugar no próprio aparelho.
  4. Obtenha o acessório de conversão de voltagem correto (se necessário): Isso não é necessário para dispositivos bivolt ou se a voltagem do seu dispositivo único coincidir com a do destino.

Em locais onde o tipo de plugue difere do brasileiro, você precisará de um adaptador com a configuração de pino correta para as tomadas do seu destino. De acordo com a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), existem 14 plugues diferentes (Tipo A a Tipo N) usados em todo o mundo.

Você consegue visualizar os tipos de tomadas e plugs aceitos em cada destino no site:

Alguns hotéis e outras empresas possuem tomadas projetadas para aceitar plugues de vários países. Se o local onde você ficará tiver uma tomada universal compatível com o seu plugue nativo, isso pode eliminar a necessidade de um adaptador. Porém, se o seu roteiro incluir uma empresa ou outro hotel que não possua esse tipo de tomada, você ainda precisará de um adaptador.

Então lembre-se:

  • Compre adaptadores antes de partir e evite o risco de não encontrar o que precisa no destino ou perder tempo procurando adaptadores. Os aeroporos internacionais sempre oferecem algumas opções para compras de última hora.
  • Preste atenção na parte de trás dos adaptadores. Você precisa conseguir conectar seu dispositivo na parte traseira do adaptador.
  • Não presuma que um kit ou adaptador universal funcionará em todos os lugares. Verifique se eles possuem o plugue específico ou uma configuração que funcione no seu destino.
  • Estratégias para vários dispositivos: Para conectar mais de um dispositivo ao mesmo tempo, você pode comprar um adaptador para cada dispositivo e conectá-lo em uma tomada separada. Ou então, pode comprar um único adaptador que oferece várias saídas de usb e tomadas, mas lembrando que isso implica em um maior tempo para carregar o aparelho e maior desgaste da bateria.

 

Antes de partir, consulte com a VIVA ou sua companhia de viagem sobre:

  • As necessidades específicas de eletricidade no seu destino.
  • Os plugues (ou voltagens) usados em regiões ou estabelecimentos próximos diferem das tomadas do seu local de hospedagem.
  • Pergunte se nos hotéis oferecem aparelhos como secadores de cabelo, que podem ser um desafio em alguns lugares.
Enviar uma mensagem
Olá 👋 Posso ajudar?